Ice bucket challenge: um banho de água fria e solidariedade

Postado por:
Foto: Reprodução / Youtube
Se você entrou nas redes sociais nos últimos dias deve ter visto um bando de vídeos com pessoas jogando água e gelo em si mesmos, não é? Embora pareçam uma simples brincadeira, esses vídeos tem um valor muito maior, fazendo parte de uma campanha mundial no combate da Esclerose Lateral Amiotrófica.

A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, que afeta as células dos sistema nervoso e da medula e acarreta em uma paralisia motora irreversível. (1)

O objetivo da campanha Ice bucket challenge é simples: arrecadar doações para alavancar as pesquisas no tratamento da ELA (ALS, em inglês) e para instituições de combate a doença. Campanha essa que chegou a patamares gigantes graças ao ex-jogador de beisebol, Pete Frates.

Pete e a convivência com a ELA

Pete Frates é um ex-jogador de beisebol e portador da doença. Ele jogava pelo Lexington Blue Sox e liderava o time em home runs na League Baseball Intercity. Sua carreira seguia normalmente, até que ele sentiu algo diferente. 

Ele começou a sentir que algo estava errado com o seu corpo. A dor de uma bolada no pulso durante uma partida não passava. Em março de 2012, ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica. Por conta disso, hoje ele não consegue mais andar e se comunica com a ajuda de aparelhos.

Como começou a campanha

Pete Frates foi quem ajudou na divulgação da campanha, mas não foi o criador. A campanha começou por acaso quando o jogador de golfe Chris Kennedy desafiou a prima Jeanette Senerchia, cujo marido teve ELA por 11 anos, a tomar um banho de balde cheio de água com gelo em troca de uma doação. 

O vídeo postado no dia 15 de julho de 2014 em uma rede social chegou até Pete Frates. Ele e outro portador da doença, Pat Quinn, se juntaram e lançaram um desafio: convencer um amigo a doar 100 dólares (cerca de R$ 220) para qualquer instituição de combate a doença ou postar um vídeo nas redes sociais virando um balde de água com gelo sobre a cabeça. A maioria das pessoas fez os dois.

Ganhando proporções mundiais

A campanha ganhou proporções mundiais quando chegou no mundo das celebridades, tendo inicio no esporte. Jogadores da NFL aderiram ao movimento, passando para astros do basquete e do futebol. Mesmo não fazendo doações, o simples fato de postar um vídeo tomando banho de água gelada já ajudou a campanha, uma vez que gera curiosidade em saber qual o sentido do vídeo. Até agora já foram arrecadados mais de 22 milhões de reais.

Ice bucket challenge chegou ao Brasil e, como acontece com a maioria das coisas por aqui, foi rapidamente banalizada. Brasileiros resolveram transformar algo sério em uma brincadeira, apostando pizza e cerveja com os amigos. Cada um faz o que quer, mas se você ver um post desses em sua linha do tempo saiba que por trás o vídeo tem um valor realmente verdadeiro.

Como doar?

Aqui no Brasil, a Associação Pró-Cura da ELA precisa de MUITA ajuda. Entrem nos sites brasileiros: http://procuradaela.org.br/ e http://www.abrela.org.br para saber um pouco mais.

Para fazer doações:

ASSOCIACAO PRO-CURA DA ELA
Banco: 237 - Banco Bradesco - 60746948
Agencia: 2962
Conta Corrente: 2988-2

Top Ad 728x90