Lusa é rebaixada e Fluminense mantém-se na Série A: de que lado você está?

Postado por:
Torcedores de ambos os clubes compareceram para protestar ao julgamento. (Foto: Thales Soares)
Na bola, dentro do campo, a Portuguesa levou a melhor e conseguiu continuar na elite do Campeonato Brasileiro. Mas não nos tribunais. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apontou por unanimidade a punição à Lusa, que perdeu quatro pontos devido à escalação irregular de Héverton na última rodada e terá que jogar a segunda divisão, mantendo o Fluminense na primeira. 

Com o placar de oito votos a zero, o Pleno do STJD confirmou nesta sexta-feira (27) a perda de quatro pontos da Portuguesa por causa da escalação irregular do meia Héverton, punição que acabou decretando o rebaixamento da Portuguesa à Série B-2014. Com isso, quem se deu bem foi o Fluminense, que escapou da degola.

Há possibilidades do caso ir parar na justiça comum, saindo assim das mãos do STJD.

A punição

A Portuguesa foi punida com a perda de três pontos e mais o ponto que conquistou no empate com o Grêmio, pela última rodada, quando Héverton foi escalado dois dias após o STJD puni-lo com a suspensão de duas partidas – ou seja, teria que cumprir a última naquele jogo. O clube ainda recebeu multa de R$ 1.000,00.

Virada de mesa?

Dizer que o resultado do julgamento foi uma virada de mesa para o Fluminense permanecer na Série A não é correto. A Portuguesa infringiu uma lei, foi julgada, culpada e vai cumprir o que a lei delimita. Simples assim. A Lusa estará pagando pelo erro e a pena são o 4 pontos. Cair é consequência disso. Não é algo compulsório: errou, caiu.

O que chama atenção é o fato de que, se está sendo aplicada a lei, que seja para todos. Já vimos vários casos de jogador irregulares, mas o desfecho era sempre diferente. Uma multa, no máximo. O que irrita a maioria dos torcedores é que justamente agora a lei seja aplicada corretamente, salvando o Fluminense de jogar a Série B, o que não é novidade.

Os dois lados

Após o veredito, Zanforlin fez discurso emocional no qual proferiu até palavrões. “Se os clubes não podem se basear no site da CBF, vão se basear em quê? O Héverton pegou na bola por 1 minutos e 47 segundos em um jogo que não valia nada. Roubar a Portuguesa da Série A é pior do que dar uma injeção tão grande para matar a pulga que matam o cachorro. Mudar o resultado no campo a quatro meses da Copa do Mundo é uma violência moral. O rebaixamento da Portuguesa é o rebaixamento do direito, é a instituição da mutreta”, disse o advogado da Portuguesa.

Já o advogado do Fluminense, Mário Bittencourt, fez um discurso ainda mais inflamado. “O que parte da opinião pública quer fazer nesta semana é achincalhar a história do Fluminense. Não é por rebaixar a Portuguesa ou para manter o Fluminense, é a aplicação da regra. Pura e simplesmente isso. Antes do princípio de moralidade, existe o princípio da legalidade. Estão querendo descumprir o regulamento para rebaixar o Fluminense.”

Opinião

Particularmente, lamento ver o campeonato terminando de tal maneira. Lamento por mais essa mancha que cobre o futebol brasileiro. Lamento por ver torcedores da Portuguesa xingando. Lamento por ver torcedores do Fluminense proporcionando a cena ridícula de comemorar a permanência na Série A. Ambos os torcedores seguem sem razão, cegos pelo clubismo que os cerca.

O time paulista foi punido por um erro que cometeu. É a lei, independente da aplicação, deve ser obedecida. O time carioca, novamente, escapa de jogar a Série B de forma polêmica e sai manchado nessa situação, o que não é nem de perto motivo para comemoração.

Lamentações e recordações à parte, espero que a lei continue sendo aplicada com TODOS que a infringirem, não só contra os pequenos.
____________________________________________________________________

E você caro leitor, qual sua opinião? Deixe seu comentário, vamos discutir o assunto, com coerência, claro.

Top Ad 728x90