O que é domínio de bola

Postado por:
Cristiano Ronaldo em um domínio perfeito de bola // Foto: Getty Images

O domínio é a habilidade de recepcionar a bola. No treinamento o objetivo é ensinar o atleta a recepciona-la com diversas partes do corpo. O Domínio pode ser feito com o pé, com a coxa, com o peito e com a cabeça.

Este fundamento tem como principal função mostrar a habilidade que o atleta tem em amortecer a bola na sua recepção, sobretudo, conservando-a próxima de si, mantendo-a sob controle, com as diferentes partes do corpo, evitando que o adversário aproveite de sua falha e fique com a posse de bola.

Neste fundamento seu corpo deverá ficar na posição para que se possa realizar a recepção da bola, posicionando-se de forma que possa ficar de frente para a trajetória da bola, observando que a bola poderá vir de diversas formas, alta, media ou baixa, assim o jogador deverá ter a plena consciência de qual parte do corpo ira realizar o domínio, visto que seu corpo será equilibrado de acordo com o tipo de recepção que se efetuará, observando sempre que no jogo deverá ter a continuidade da jogada, que se deseja realizar.

Assim o domínio mais utilizado é o domínio com o peito: aquele que possibilita a recepção da bola com maior eficiência, visto que a área de contato da bola com o peito é ampla, este normalmente é utilizado quando a bola vem de altura media à alta, normalmente quando a bola vem de encontro com o peito, o jogador deverá contrair o peito para que ocorra o amortecimento.

Um exercício bastante utilizado é feito da seguinte forma: dois atletas ficam de frente um para o outro, com uma distancia de aproximadamente 4 a 5 metros,  onde um atleta segura a bola com as mãos  e a projeta em direção ao peito do outro.

Outro exercício também utilizado, é quase do mesmo formato, ambos os atletas ficam de frente, mas desta vez com uma distancia maior, cerca de 20 metros, e um dos atletas lança a bola com o pé, e o outro realizava o domínio, nestes exercícios também podem ocorrer variações para que se possa realizar os outros tipos de domínio, o domínio de coxa, domínio de cabeça e o domínio com os Pés.

Se o aluno não consegue Ter a posse da bola quando tenta interromper a trajetória da mesma, dizemos que houve uma má recepção. Este mesmo fundamento aparece na literatura como os seguintes sinônimos: abafamento, amortecimento, travar ou dominar a bola.

Lembre-se que, cotidianamente, o domínio de bola é entendido como recepção. Entretanto, consideramos que o domínio ou controle da bola expressam um nível de referencia quanto ao “desenvolvimento” das capacidades coordenativas de condução e adaptação do movimento, sendo que o domínio pode manifestar-se com mais evidencia na técnicas de condução, recepção e drible.

Técnicas da recepção:

a) posicionamento do corpo de maneira favorável a recepção, com a parte do corpo a realizar o contato voltada par a bola;

b) ao aproximar-se da bola, amortecê-la, tentando inicialmente, diminuir a sua velocidade;

c) manter a bola próxima ao corpo, favorecendo assim, o seu domínio.


Fontes:
http://www.slideshare.net/MaurcioModesto/fundamentos-do-futsal
http://dnaesporte.no.comunidades.net/index.php?pagina=1575252886
http://dnaesporte.no.comunidades.net/index.php?pagina=1575191161



Turi Souza
turionline@gmail.com

Top Ad 728x90