Dois campeões, dois favoritos

Postado por:
No último final de semana vários campeonatos estaduais definiram seus campeões. Quero destacar dois desses campeões: Internacional e Botafogo. 

A equipe gaúcha sobrou no estadual, jogando um futebol convincente. Nada de futebol arte, que é o tipo de futebol que a gente tanto procura no nosso país, mas um futebol sólido, colocando todos os adversários - inclusive o Grêmio, maior rival colorado - no chinelo. No primeiro turno, o colorado fez bonito, superou as expectativas. 

Não que o Inter não fosse um favorito, mas muitos duvidavam dessa "renovação" feito pelo clube, começando pelo técnico, o tão criticado Dunga, ex-comandante da seleção brasileira. 

O primeiro turno ficou ainda mais perfeito pelo fato de ter eliminado o Grêmio nas quartas, e sagrar-se campeão com uma vitória de 5x0. O segundo turno não foi tão fácil, mas nada que deixasse o Inter numa cituação difícil. Dessa vez foi mais suado, vencendo o Juventude nos pênaltis. Meu destaque vai para o técnico Dunga. Sempre achei injusta a forma como foi tratado após a eliminação da seleção na Copa de 2010. Até porque, no comando dele, a seleção ganhou Copa América, Copa das Confederações e terminou em primeiro nas Eliminatórias.

Já na região sudeste, o Botafogo jogou um futebol mais vistoso, e, assim como o Inter, venceu os dois turnos do estadual. A edição de 2013 talvez tenha sido uma das mais pobres tecnicamente. Mas o Botafogo fez o que se espera de um clube grande: se impoz aos demais, e venceu o primeiro título na "Era Seedorf". Aliás, o holandês parece cada vez mais adaptado ao futebol brasileiro. Além de craque, é um cara humilde, não pede descanço quando vai jogar em estádios acanhados, ou contra times de baixa estrutura. Mas não é só Seedorf que faz o Botafogo um bom time, e sim, o elenco no geral, e o grande comandante Osvaldo de Oliveira, que consegue fazer o time jogar, até com um certo brilho.

Ainda falta algumas semanas para o começo do campeinato brasileiro, e até lá muitas coisas mudarão. Mas desde já, coloco Botafogo e Internacional como favoritos por pelo menos conseguirem vagas na Libertadores 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90