Semifinais da Liga dos Campeões têm duelo de espanhóis contra alemães

Postado por:
Espanha e Alemanha poderão ter dois times cada na final da Liga dos Campeões da Europa desta temporada. 

Em sorteio realizado na manhã desta sexta, na sede da Uefa, as semifinais da competição continental foram definidas: Bayern de Munique x Barcelona e Borussia Dortmund x Real Madrid.

Campeã alemã no último final de semana, a equipe de Munique, que ainda disputa o título da Copa da Alemanha, enfrentará o Barça nos próximos dias 23 de abril e 1 de maio, com a vantagem de fazer o segundo jogo com a condição de mandante, na Allianz Arena.

Já nos dias 24 e 30 de abril, serão as vezes de Borussia, que vem de vitória dramática sobre o Málaga na própria Champions League, e Real medirem as suas forças, com os alemães também levando a vantagem de decidir a vaga em casa, no temido Westfalenstadion.

Gabriel Nogueira analisa os confrontos:

Bayern de Munique x Barcelona

Nos últimos anos, Bávaros e Catalães estão sempre chegando nas fases decisivas. Os alemães, inclusive, disputaram duas finais recentemente (2009-2010 contra a Inter de Milão e em 2011-2012 diante o Chelsea em seu estádio), tido perdido ambas. Já o Barça, vai para sua sexta semifinal consecutiva (dado inédito).

Por estarem acostumados a disputar tal competição, certamente evitarão repetir os seus erros e terão tempo para realizar alguns ajustes. Falta ao Bayern aperfeiçoar seu repertório ofensivo e cobrir seus buracos na defesa. Em muitas ocasiões os zagueiros ficam expostos, tendo que fazer o combate. 

Enquanto isso, o Barcelona necessita trabalhar exaustivamente as bolas paradas, treinar sobrecargas defensivas e ofensivas (É um treinamento onde a maioria dos jogadores se concentram na defesa ou ataque, causando uma forte pressão sem dúvidas alguma). Os contra-ataques também podem ser mais aproveitados. 

Com essas mudanças, creio em um jogo totalmente imprevisível, mas com muitos gols. Ambas equipes jogam compactas. Vão martelar cada um em seu estilo, porém até fazer o gol. Vejo o Bayern com mais ingredientes e menos falhas.

Borussia Dortmund x Real Madrid

A tradição dos Merengues é incomparável, já são 9 títulos. E os Prussianos notoriamente vêm em ascensão, sobretudo na Alemanha.

Tanto Madrid como Dortmund possuem méritos evidentemente. Os principais responsáveis são seus treinadores. Mourinho disse tempos atrás, que quando chegou nos “galácticos”, o clube não passava das oitavas de finais. Verdade. É justo citar a importância do C.Ronaldo, assim como o dinheiro a qual o técnico português teve em mãos. Mas acontece o seguinte: Jogadores como Özil, Di Maria, Benzema, Higuain, Khedira e Coentrão por exemplo, poderiam até ser bons ou revelações antes de serem contratados, mas apenas agora estão se tornando realidade. E isso tem dedo da comissão técnica, é muito claro. As suas respectivas seleções também comprovam essa tese. 

Jürgen Klopp não fica para trás. Soube moldar jogadores, mesmo jovens, levando sua equipe para o topo. Reus e Lewandowski foram apostas, enquanto Götze veio das categorias de base. Só que independentemente disso, não é fácil conquistar dois Campeonatos Alemão em sequência, e mais difícil é chegar até essa fase na Champions. 

Já tivemos um "esquenta" na fase de grupos, onde o Borussia foi superior num todo. Na Espanha, empate em 2 a 2, enquanto na Alemanha a equipe mandante se sobressaiu, vencendo por 2 a 1.

Bem, foram jogos extremamente leves, talvez teremos mais pegada agora. Vimos ambas equipes muito parecidas, o Dortmund foi um pouco mais conjunto, explosivo e soube aproveitar suas oportunidades. Tem outro trunfo: Eles sabem retomar a bola e fazer 1-2 pelo centro. O Real precisará ter personalidade e jogar de igual pra igual, não pode se apagar no jogo como nas últimas temporadas. E claro, a responsabilidade precisa ser dividida, apesar de ter o artilheiro da competição com 11 gols. Há uma grandíssima incompetência dos companheiros de Cristiano em finalização, embora contribuam com assistências. Se o adversário limitar a movimentação do craque português, ai já era!

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90