Liga dos campeões: Expectativas para as quartas de final

Postado por:
Na última sexta-feira (15/03) pela manhã, foram sorteados os jogos dos 8 times que ainda estão vivos na disputa da principal competição européia. A seguir analiso:

PSG x Barcelona

Melhor campanha da competição com 6 vitórias, os franceses enfrentam o insistente Barça sem poder contar com seu principal jogador: Ibrahimovic, suspenso (PSG entrou com um recurso, pedindo a liberação do atleta para a UEFA). Além do sueco, o ponta-direita Lucas é dúvida por causa de uma lesão no tornozelo. No lado catalão, o principal desfalque é na defesa: Puyol, que passou por uma cirurgia no joelho direito na última sexta. A primeira partida será realizada na França, no dia 02/04, enquanto o jogo de volta será no Camp Nou, dia 10/04.  

O grande desafio do PSG é exercitar a paciência. É uma equipe boa, mas nada demais. Consegue jogar dando o combate ou com a posse de bola. As bolas paradas precisam ser bem trabalhadas e principalmente a construção do contra-ataque, investindo em ‘caídas’ de Lucas, nas costas do Jordi Alba. 

Já o Barça recuperou sua confiança. Consegue marcar forte sob-pressão, mais ainda falta objetividade. Necessita também fechar os buracos da defesa e ser mais explosivo. Ainda está faltando o envolvimento do adversário. Venceu o Milan, ok! Mas venceu pelo cansaço, em nenhum momento você viu a equipe italiana batendo a cabeça, diferente do Chelsea em 2012. Mesmo tido perdido aquele jogo, o Barça conseguiu fazer o adversário se coçar defensivamente.  

*Dessa vez sem palpites, pois não quero que as pessoas se prendam em um achismo, e sim na minha análise.

Real Madrid x Galatasaray

Duas equipes com capacidades em jogadas de contra-ataques, e isso pelo fato de possuir estrelas que somadas impõem uma grande intensidade. O Real chega melhor pela condição técnica, elenco e entrosamento, mas não me surpreenderia com a passagem dos turcos, tendo em vista a competitividade e o espírito. Destaques para: Yilmaz e C.Ronaldo, artilheiros da competição com 8 gols cada.

A experiência de Didier Drogba e Sneijder acrescentam consideravelmente as possibilidades do Galatasaray. Dificilmente conseguirão controlar as ações do jogo, porém não podem ser completamente dominados, precisam cortar o mal pela raiz.

O Real precisa ser pressionado e corresponder positivamente. Tem que jogar bem, mas ser sufocado, para então crescer seu nível dentro de campo. Falta força técnica no meio de campo, jogadores mais consistentes. Seja fisicamente, tecnicamente ou até mentalmente.

Particularmente, já teria treinado o falso 3-5-2, com: Sergio Ramos, Varane e Pepe; Xabi Alonso e Khedira; Marcelo(Coentrão) indo e voltando, transformando o desenho tático; Modric no centro para articular e armar; Di Maria pela direita, com responsabilidade de marcar, mas também utilizando bastante sua velocidade em jogadas de linha de fundo. Kaká também no centro, só que mais adiantado. Tendo o suporte necessário para arriscar suas jogadas individuais, assim como teve na seleção de Mano Menezes. Recuperaria sua confiança. C.Ronaldo na esquerda, entrando em diagonal nas costas da defesa adversária.

Não faltaria presença de área, basta ser trabalhado. O grande erro do Mourinho é não absorver basicamente nada de seus adversários. Esse esquema seria parecido com o do Barcelona de Pep Guardiola, só que com uma proposta de jogo diferente. Em outra ocasião explico melhor.

Málaga x Borussia Dortmund

Estreante, o Málaga trabalha envolvendo seus adversários. Sem fugir de suas raízes, filosofia. E em cima disso depositam sua aplicação. Precisam ter ambição, não pode se acovardar.

Os alemães engataram uma sequência de bons resultados nas últimas temporadas, e isso é fruto da continuidade do trabalho. A cada dia que passa, tem mais condições de se igualar ao Bayern. Conseguem realizar grandes jogadas por dentro, bagunçando os sistemas defensivos rivais.

O primeiro confronto será na Espanha, no dia 03/04, e o jogo de volta ocorrerá na Alemanha, no dia 09/04.

Bayern x Juventus

Devido a história de ambas equipes, sem dúvidas alguma esse é o duelo mais imprevisível. Infelizmente, pelo o que eu tenho visto, essas equipes tiveram uma certa acomodação e tendem a decair em um momento crucial da temporada. Não espero grandes jogos. O fator casa pesará, disso não tenhamos dúvidas. Acho o Bayern mais capaz de buscar o resultado fora e por dois motivos: Primeiramente por ser o melhor ataque da competição, com 18 gols. Segundo: Por conseqüência do primeiro fato, já que o segundo jogo será na Itália.

Nos dois últimos confrontos, ambos se enfrentaram na fase de grupos em 2009-2010. Melhor para o Bayern, que apesar do empate sem gols em casa, meteu 4 a 1 na Itália.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90