Esporte & Saúde: Os malefícios do refrigerante em nosso organismo

Postado por:
Olá galera do Arena Esporte, nobres leitores da coluna Esporte & Saúde, sejam bem vindos a mais um texto informativo em busca de uma vida mais saudável. No tema de hoje, falaremos sobre esse "veneno" chamado refrigerante.

Que o refrigerante não é saudável não é novidade, mas quais são realmente os males que esta bebida causa? Além de alto teor de açúcar e gordura, de acordo com o Huffington Post, tomar refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteoporose.

As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. 

Pesquisadores da Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia aumenta 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos. O risco se intensificou com o aumento das bebidas doces consumidas.

Como todos nós sabemos, o refrigerante é rico em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.


E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.

Ainda não está bom pra você? Bom, veja resumidamente o que ocorre em seu organismo logo após beber refrigerante. 


Basicamente, uma quantidade de refrigerante de uns 500 ml, após ingerida se transforma em várias colheres de açúcar em seu organismo, que é transformada em gordura no fígado. O açúcar é bombeado e aumenta a produção de dopamina, funcionando como heroína. Isso aumenta o metabolismo e a excreção de cálcio na urina, também magnésio e zinco que farão falta no organismo. (figura acima)

Bom galera, isso foi só um grande resumo sobre os males do refrigerante em nosso organismo. Não fiz com intuito de fazer as pessoas deixarem de tomar essa bebida, mas sim para elas terem consciência do que estão ingerindo. Do mesmo jeito que ocorre com bebidas de álcool, entre outras.

Agradeço pela sua leitura e lembre-se:

"Não é o seu corpo que manda em você, você é que manda no seu corpo. Mude!" - Até a próxima galera. 

Top Ad 728x90