Jogo de número 99 de André Lima, reencontro de Zé Roberto com a Portuguesa, mas quem fez a festa no Olímpico foi a Portuguesa. O time do Canindé surpreendeu, venceu o Grêmio por 2 a 1 nesta quarta-feira e chegou há sete jogos sem saber o que é perder. O Tricolor, que fez um 'mini-torneio' contra paulistas, conseguiu um empate contra a Ponte, uma vitória diante do São Paulo e a derrota nesta quarta.
Com o Grêmio bastante incisivo, a Lusa optou por usar a artimanha dos contra-ataques. E se deu bem. Com gols de Ananias e Bruno Mineiro, o time do Canindé decretou a segunda derrota do Tricolor gaúcho dentro de seus domínios. Kléber ainda descontou para os gaúchos, mas ficou no quase.
O time do Canindé chegou aos 21 pontos, ao passo que o Grêmio ficou com os seus 31, podendo perder a quarta posição no Brasileiro.
Lusa surpreende
Utilizando o fator casa, o Grêmio iniciou a partida com o domínio da posse de bola. Contudo, as jogadas eram laterais, sem infringir muito a zaga da Portuguesa. Zé Roberto tentou passes entre os zagueiros, mas sem sucesso. Aos poucos, a equipe Rubro-verde chegou ao gol gremista.
Aos 12 minutos, o melhor lance: Kléber tentou uma jogada individual pelo lado esquerdo, cruzou e o zagueiro da Lusa quase mandou para a própria meta. Na sequência, Dida ficou com a bola. A Lusa, então, sob o comando do camisa 10, Moisés, se soltou mais. O meia verticalizou os lances de ataque e infernizou a zaga do Grêmio.
Em uma jogada pelo lado direito, aos 26 minutos, Moisés achou Ananias na área. O atacante disputou a primeira jogada com Naldo, na base do carrinho, e Grohe conseguiu a defesa, contudo, deu rebote nos pés do atleta, que só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes.
O gol do adversário fez com que os gaúchos saíssem mais para o jogo. Elano teve duas boas chances para abrir o placar, mas parou nas boas intervenções de Dida. Edilson, aos 39 minutos, arriscou uma bomba de fora da área, mas o arqueiro não deu rebote.
O time de Porto Alegre continuou pressionando, mas esbarrando na boa marcação imposta pela Lusa.
Lusa amplia e jogo pega fogo
Sem alterações, as duas equipes voltaram para a etapa final com propostas bem definidas: Grêmio no ataque, ao passo que a Lusa ficou na defesa, explorando os contra-ataques.
Logo aos 3 minutos, Elano encontrou Kleber na área. O camisa 30 ficou na frente de Dida, tentou o drible, mas simulou uma penalidade. O juiz não foi na dele e ainda lhe deu um amarelo. Com este cartão, o Gladiador está de fora do jogo contra o Figueirense.
O Grêmio manteve a pressão. Elano apareceu mais para o jogo e tentou as infiltrações. Aos 11 minutos, o meia cruzou escanteio na cabeça de Gilberto Silva, que perdeu o gol praticamente em baixo do travessão.
O técnico Vanderlei Luxemburgo também agiu. Prevendo que a equipe Rubro-verde se mantinha acuada, sacou o lateral Edilson e optou pelo atacante Leandro. A alteração surtiu efeito. O Grêmio passou a ter mais mobilidade no ataque e abriu os atacantes, obrigando a Lusa a deixar mais espaços pelo meio, mas foi por pouco tempo.
Quem levou perigo foi a Lusa. Diego Viana, que só estava a dois minutos em campo, arrancou pela direita e cruzou. Bruno Mineiro esticou-se, mas não alcançou a bola. No lance seguinte, o atacante arriscou um chute de fora da área, colocado, e Grohe teve de buscar em seu canto esquerdo.
O Grêmio abusou do 'chuveirinho' na área da Lusa. Os zagueiros Rubro-verdes conseguiam interceptar as jogadas. Quando não obtinham êxito, Dida consertou todos os lances. Mesmo com as entradas de Marquinhos e Léo Gago, o Tricolor mantinha o padrão de bolas alçadas na área.
Contudo, aos 35 minutos, a Lusa aumentou o marcador. Ivan cobrou falta pelo lado esquerdo, Grohe espalmou para o meio da área e Bruno Mineiro só empurrou para o fundo das redes. O Rubro-verde ainda quase ampliou, mas Naldo salvou o chute de Diego Viana em cima da linha.
O Grêmio foi para o tudo ou nada. E descontou. Elano encontrou Kléber na área, que fuzilou Dida e deu um alento para o torcedor. O jogo pegou fogo. O time de Porto Alegre tentou de todas as maneiras. Kléber ainda cruzou, mas o jogador da Lusa, aos 47 minutos, interceptou com a mão e o juiz não deu nada. A partida perdurou até os 50 minutos, mas o Tricolor não conseguiu reverter a desvantagem.
Na próxima rodada, o Grêmio permanece em Porto Alegre e recebe o Figueirense, às 16h, no domingo. Já a Portuguesa encerra a sua expedição pelo Sul, mas vai enfrentar outro conterrâneo: Internacional, no domingo, às 18h30, dentro do Canindé.
0 comentários:
Postar um comentário