8 fatos sobre a pelada

Postado por:
Veja oito fatos sobre a pelada, tradicional partida de futebol entre amigos, que acontecem em todo lugar. Manual de regras do futebol amador.
8 fatos que acontecem em todo jogo de futebol amador
Quem nunca jogou uma bela pelada, não é? Para os leigos, pelada é o famoso futebolzinho de final de semana, que você joga com os amigos. São partidas onde a maioria não aguenta correr nem 15 minutos, não consegue acertar um cruzamento e só acontece gol na base da bicuda.

E tem algumas coisas que nunca mudam, não importa o lugar. Toda partida de futebol amador é igual em alguns quesitos. Separamos oito fatos que acontecem em toda pelada.

Confira:
No futebol de rua, quem é gordo ou joga no gol de goleiro ou é centroavante.

1º - É fato em todo lugar: o cara mais gordinho, que não aguenta correr muito, sempre acaba jogando de goleiro. Na linha, só consegue ser centroavante. 

Só é considerado falta em um lance quando alguém quebra a perna, quebra um dente, toma soco ou é derrubado. Sem frescura.

2º - Diferente do futebol profissional, onde qualquer trombada é considerada antijogo, as falta só são marcadas na pelada quando o caso for realmente sério. Não vai ser qualquer entrada mais forte a ser considerada falta.

Na pelada, não existe juiz. As jogadas são resolvida na base da conversa (ou não).

3º - Não existe juiz para controlar uma partida de pelada. As jogadas são resolvidas no bom senso (ou na base do berro mesmo).

Golzinho de madeira, golzinho de chileno, trave de madeira, trave de plastico, bambu... qualquer coisa pode virar uma trave de futebol de rua

4º - Não importa se não tem campo disponível por perto, qualquer lugar serve como campo de jogo e qualquer coisa serve de trave. Dois pedaços de pau, dois tijolos, chinelo... o que importa é ter onde colocar a redonda.

Os placares da pelada amadora de rua são sempre gigantes

5º - Todo mundo ao ataque e ninguém voltando para marcar. Esse é um cenário típico das peladas. Por conta disso, e do longo tempo de jogo, os placares costumam ser gigantes.

No futebol amador de rua, quem perde a pelada paga a cerveja, a coca ou o churrasco

6º - Não existe troféu, não existe medalha e nem outro tipo de honraria. Na pelada, o vencedor pode desfrutar de uma boa cerveja por conta dos perdedores. O jogo tá sem graça? Aposte uma cerveja (ou uma coca), pra ver o jogo pegar fogo.

No futebol de rua todos são atacantes e ninguém quer voltar para marcar

7º - Como dissemos acima, na pelada praticamente ninguém volta pra marcar. Por mais que o goleiro grite e xingue seus companheiros, todos só pensam em atacar e não se importam com a marcação. Azar do goleiro...

O jogo da pelada de rua só acaba quando ninguém aguenta mais jogar. O fim de jogo se dá quando todos morrem de cansados.

8º - Dois tempos de 45 minutos? Uma hora? Que nada! Na pelada o tempo de jogo é delimitado com base no limite físico dos jogadores. O jogo só acaba quando todo mundo estiver morto de cansado dentro do campo.

► Lembrou de algum fato que ficou faltando no post? Deixe nos comentários!

Top Ad 728x90