A inutilidade dos Estaduais

Postado por:
Ponte Preta e Linense, pelo Paulistão 2013
Estão rolando em todo país os campeonatos estaduais. Aquele torneio cheio de datas em que os clubes que o disputam ganham mais prejuízos que benefícios. 

Vou questionar: por que ainda existe essas competições tão pouco significantes? Para contribuir na lotação do calendário do futebol brasileiro? Se for por isso, o objetivo está sendo alcançado todos os anos. 

A meu ver, os Estaduais só existem ainda para atender a exigência das emissoras de TV aberta (as que detém os direitos de transmissão do torneio) que sofreriam muito com a falta de jogos para serem transmitidos no início dos anos.

O maior argumento para explicar a inutilidade dos Estaduais é o fato de vários clubes pouparem os principais jogadores com a intenção de preservá-los para competições mais importantes. E mais: a média de público nos estádios nesses campeonatos é vergonhoso. 

Com isso, os jogadores sofrem. Os clubes sofrem. As emissoras acabam sofrendo de alguma forma. E os torcedores também sofrem. Quanto sofrimento né? Ainda mais por algo irrelevante. Os Estaduais são relevantes apenas para os clubistas, os bairristas etc.

Lamento por quem, assim como eu, gosta de futebol e terá que ver mais uma vez esses torneios "invadirem" nosso calendário. Mas lamento muito mais por quem considera esses campeonatos como relevantes. Isso sim é mais uma derrota do chamado "país do futebol".

Siga-me no Twitter@joaocavalera503

Top Ad 728x90