A importância da Copa São paulo de Futebol Júnior

Postado por:
Stéfano Yuri e Diego Cardoso, destaques do Santos na Copinha desse ano (Foto: Mauricio de Souza / Ag. Estado)
Quando criança, quem nunca foi indagado sobre o que seria quando crescer? E quem nunca deu a resposta categórica: "jogador de futebol!"? É o sonho de todo garoto que gosta do esporte ser jogador profissional e é na Copinha que o talento dos jovens ganha destaque.

Nesse sábado (25) chegou à final mais uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como copinha. O Santos venceu o Corinthians e conquistou o terceiro título e bicampeonato consecutivo. 

Jovens de todo o país - e até mesmo japoneses dessa vez - tiveram a chance de mostrar seu futebol aos empresários, olheiros, torcedores, familiares e dirigentes. A emoção e dedicação desses adolescentes que disputaram o campeonato, não pode ser medida. 

Existem histórias peculiares dentro dessa competição. Desde time que tem apenas um jogo de uniforme até times que tenham estruturas de "nível máximo". Ainda que seja um campeonato longo, com muitos times, a grande atração é justamente a oportunidade que todos têm dentro da competição. Ninguém começa com maior pontuação, os times grandes normalmente não jogam em casa, e isso torna a competição ainda mais democrática. Muitos são a favor da redução de clubes participantes, mas não seira necessária essa redução, até porque, um time para ser campeão precisa apenas de oito partidas. Ou seja, não é desgastante, por exemplo, como será para muitas seleções que viram à Copa do Mundo no Brasil.

Essa competição, se não valorizada, tem que ser mantida. E quanto maior o número de participantes, melhor será acompanhar a competição. Esse torneio é um dos que mais revelam jogadores dentro do país do futebol. E o país do futebol é o país onde mais revela jogadores no mundo.

Top Ad 728x90