A controversa Bola de Ouro

Postado por:
Cristiano Ronaldo emocionado com sua premiação
"O melhor jogador do mundo". É assim que é chamado o vencedor da Bola de Ouro Fifa. O vencedor, segundo dizem, é o melhor jogador do ano em questão. No caso desse último, 2013. Três finalistas: Messi, Cristiano Ronaldo, como de praxe nos últimos anos, e Ribery. Sim, existem três finalistas, o mais votado, entre técnicos, capitães e alguns jornalistas, vence a premiação. Mas para a imprensa só existiam dois, os de praxe: Messi e Cristiano Ronaldo.
Vamos à analise.

Messi. Principal jogador em atividade, chega a ser comparado à Pelé, por pessoas completamente ignorantes em relação a história do futebol. Mas Lionel não poderia vencer essa Bola de Ouro pelo simples fato de não estar em sua melhor fase nesses últimos meses. Últimos meses esses que fazem parte de 2013. Logicamente, Messi ficaria em terceiro.

Cristiano Ronaldo. Craque, sem mais. Sofre por ter nascido em um país onde o futebol não foi generoso. Sua melhor equipe foi desfeita - aquela da Euro 2004 e Copa 2006. Seu melhor jogador, faleceu recentemente, o eterno Pantera Eusébio. O "gajo" ainda joga por uma equipe, talvez a mais, tradicional do futebol mundial, coleciona títulos, mas não esse ano. O Real mal fez sombra ao barcelona no nacional de 2013, e sequer chegou à final da Champions. Por que o título haveria de ser dele? Logicamente, Ronaldo ficaria em segundo.

Ribery. Estourou mesmo em 2006, pelo Olympique, do seu país natal. Apontado por muitos como sucessor de Zidane - grande exagero. Mas o "feioso" vive a sua melhor fase na carreira. por duas vezes seguidas venceu o Campeonato Alemão - que, com todo respeito, é mais difícil que o espanhol - e chegou na final da Champions duas vezes seguidas, vencendo a última. Esse sim foi o melhor jogador de 2013.

Mas aí é que está a grande controvérsia nessa premiação. Não é levado em conta o ano em questão dos jogadores específicos, mas, sim, as últimas temporadas destes. A Fifa peca em dizer que a Bola de Ouro premia o melhor do ano. Ronaldo é um ótimo jogador, um dos maiores da história, mas esse ano não era dele, como jurava a imprensa internacional, principalmente a madrilenha. 

Ribéry é o cara de 2013. Mesmo que seu futebol seja desproporcional à sua face.

E você, qual sua opinião? Deixe nos comentários!

Top Ad 728x90