Por que o São Paulo é chamado de "Soberano"?

Postado por:
Torcedores do clube da capital paulista fazem festa no Morumbi (foto: Wikipedia/São Paulo Futebol Clube)
ATENÇÃO! Primeiramente devo dizer que se você é a favor do clubismo ou não sabe respeitar a opinião dos outros, sequer leia este texto. Se ler, não me xingue. Pois a ignorância é sua e não minha. 


Bem, antes de iniciar oficialmente este post vou ressaltar alguns aspectos importantes que têm que ser lembrados antes de mais nada:

— Vou argumentar aqui, como alguém que acompanha e trabalha com futebol, e não como torcedor. Até porque não sou clubista. 

— Respeito muito o São Paulo e admiro esse grande clube por vários motivos. Não tenho absolutamente nada contra o Tricolor Paulista. 

— O objetivo aqui não é menosprezar a história do São Paulo tampouco ofender o clube. E, sim, procurar entender o porquê de um adjetivo ou apelido pejorativo que foi dado ao mesmo. 

Explicado tudo isso, vamos ao texto. Já há um bom tempo, o São Paulo é chamado de "Soberano". Por que? Conversei com uma amiga e ela me disse que é porque o clube é muito vitorioso. Não deixa de ser verdade. Mas é insuficiente como argumento neste caso. 

Você clubista, que certamente não fez a gentileza de não ler a postagem, (possivelmente) está neste momento me xingando. Dane-se. Ao meu ver, o adjetivo ou apelido (como queira definir) "soberano" soa arrogante. 

E dizer que pelo fato da equipe paulista ter um histórico grande de títulos justifica a equipe ser considerada "soberana" não chega a beirar o ineditismo, pois é banal (falar dessa forma). Tudo isso só vale na rodinha entre amigos que discutem sobre futebol que dizem qualquer coisa para defender seu clube, independente de estar certo ou errado. Mas é apenas na brincadeira ou zuação.

Agora, ver a imprensa em alguma matéria referindo-se ao São Paulo como "Soberano", é lamentável. Discurso que cheira à prepotência e é totalmente dispensável para os profissionais de comunicação. Algo que não é usado de má fé, mas que é pejorativo.

Considero essa suposta "soberania" como algo inócuo, portanto, desnecessário para o clube. É como se os torcedores e a instituição fizessem elogio a si mesmos, o que é bobagem já que a admirável história do Tricolor é um livro de páginas abertas. Todo mundo pode conhecer. Não é segredo para nínguém. Ou é?!

E garanto que muita gente já conhece. Pois o São Paulo é também internacionalmente bem conhecido. Você, leitor,  já chegou à resposta da pergunta do título deste post? Se não, eis mais teses que defendem a opinião de que esse discurso de ser "Soberano" é rídiculo. 

Em relação à essa "soberania", há controvérsias também sobre seu nível de continuidade/profundidade (me desculpem se não tiver conseguido utilizar o termo correto), já que a diretoria do São Paulo considerada por muitos como "diferenSSiada", expressão usada pelo jornalista esportivo Vitor Sergio Rodrigues, é em alguns momentos antiética e imoral. 

Exemplo disso? Atravessar de forma incorreta negociações de outras equipes. Enfim, do mesmo jeito que considero errado denominar o São Paulo como "Soberano", também discordo de quem o chama de "Bambi", é um discursso estúpido e que pode haver consequências seríssimas. 

Qual sua opinião sobre tudo isso? Você concorda ou discorda comigo? Sinta-se à vontade para expressar sua opinião abaixo na caixinha de comentários. Vamos debater o assunto!

Siga-me no Twitter:  @joaocavalera503 (clique no link)

Top Ad 728x90