Futebol brasileiro vem tornando-se algo deprimente

Postado por:
Incrível como o futebol brasileiro atualmente tem se tornado algo CHATO! Culpa do calendário? Dos juízes? Dos jogadores? Não creio que tenha um culpado só e sim seja o conjunto da obra. 

Trago agora uma lista das coisas que mais me irritam no futebol atual, desde a organização do evento até a torcida que vai ao estádio. Esses são possíveis motivos para a queda do ibope do futebol brasileiro nas televisões atualmente. Qual motivo que faz a Liga dos Campeões ter mais pontos de audiência que o Brasileirão? Vocês devem ter seus argumentos, abaixo deixo os meus:

Calendário bagunçado

Que o calendário do futebol brasileiro é uma várzea todos já devem ter percebido. Jogos amontoados, desfalques com convocações para seleções (já que nosso calendário não pausa em datas fifa, o que é mais um absurdo) e o desgaste dos jogadores com a maratona de jogos.

A parte do desgaste, não creio que seja o maior problema (veremos a seguir), mas sim a organização. Vejamos as datas fifa (em que os jogadores são convocados para defender suas respectivas seleções), o campeonato simplesmente não para. Na Europa, os campeonatos são pausados nessas datas, assim os times não precisam jogar desfalcados. Já aqui no Brasil os clubes continuam no campeonato em meio as convocações. Assim, perdem os principais jogadores e baixam o rendimento nos jogos (mesmo sendo menor o número de jogadores convocados), sendo ruim para o clube e para quem assiste, que tem que aguentar partidas horríveis e placares magros, como vem sendo comum.

Ganham muito, mas fazem pouco

Ser jogador de futebol é uma profissão, não é? Bom, toda profissão deve ser exercida com o máximo de dedicação, para fazer jus ao salário. Um trabalhador de uma empresa, por exemplo, ganha em média dois salários mínimos para trabalhar 8 horas por dia. Em caso de falta ou caso não faça seu trabalho determinado, é descontado no seu salário. 

Mas, e o jogador de futebol? Ganha milhões (para jogar bola, que convenhamos, não é um trabalho duro), tem condições de primeiro mundo onde trabalha, como massagista, médicos, preparador físico, entre outros. Depois de tanta regalia, o mínimo que se espera é que faça sua função com perfeição, mas não! Jogadores "mortos" em campo, sem vontade, jogadores que não acertam os fundamentos básicos como passe e um cruzamento. Ué, mas esse é o trabalho deles, ganham muito bem pra isso, tem condições de trabalho extraordinárias e mesmo assim não o fazem com perfeição. Como isso? Ganham muito, mas fazem pouco!

Na minha sincera opinião, usar o calendário como desculpa para o baixo rendimento dos jogadores em campo não é correto. Há um desgaste um pouco maior? Sim. Porém, vejamos no passado. Os jogadores não tinham as condições que tem hoje, jogavam com uma bola pesada, chuteiras de couro sem designer e tecnologia nenhuma, não tinham um monte de profissionais cuidando de sua forma física e desempenho e mesmo assim honravam o esporte e jogavam em alto nível. 

O que falta é vergonha na cara, tanto de jogadores quanto de diretoria. Os jogadores devem no mínimo jogar com vontade, fazer jus ao dinheiro ganho todo começo de mês. E os diretores, parar de mimar os jogadores (esse é o termo correto, atletas MIMADOS!) e supervaloriza-los. Se não está rendendo, desconta no salário, convoque reunião, chame atenção, afinal manda quem pode e obedece quem te juízo.

Se já ta ruim, pode deixar, eles pioram!

Ombro a ombro, agora é falta. Divida mais forte, falta a favor do time da casa. Caiu sem ser falta? Amarelo por simulação. Encostou no goleiro? Falta! Reclamou? Toma aqui um amarelinho pra ficar calmo. Esses são nossos juízes.

Se o futebol já está chato pelo que já foi citado, os árbitros ajudam a deixar tudo pior. Criam seu próprio critério, ignorando as regras. Apitam para o time da casa, dão cartão por qualquer coisa. Alguns marcam qualquer dividida como falta, outros só apitam em caso de morte. Esse critério particular de cada juiz vem deixando o jogo cada vez pior e interferindo cada vez mais nos resultados. É, ta feia a coisa...

Bandidos que são chamados de torcedores!


Se dentro do campo a coisa ta feia, melhor nem olhar para as arquibancadas. Brigas entre torcidas adversárias, confusões entre "torcedores" e policias e desentendimentos entre pessoas que torcem para o mesmo clube. Não é nenhuma novidade ver essas cenas aqui no Brasil, mas de uns tempos pra cá só tem piorado. O motivo dessas incontroláveis situações é simples: impunidade. Ninguém é preso! Esses bandidos que se dizem torcedores continuam impunes e quem sofre com isso é o clube, que perde mandos de jogo e renda por causa desses vândalos brigões. 

Além de desvalorizar o "espetáculo" (como alguns ainda insistem em chamar o futebol brasileiro), ainda deixa uma imagem negativa do nosso futebol para o resto do mundo. O que por sinal, não é tão ruim. Talvez assim todos vejam a realidade da segurança do "país da copa". 

STJD - Supremo Tribunal de Justiça Bagunça Desportiva!

Ah, saudades de quando o futebol era resolvido dentro de campo, em 90 minutos + acréscimos. 

O STJD tem como função organizar as situações extra campo no futebol brasileiro, aplicando punições JUSTAS para cada caso denunciado, porém não é isso que acontece, ao invés de organizar eles só bagunçam mais ainda o futebol.

Atualmente, várias situações estão sendo denunciadas ao STJD, como brigas em estádios, situações de jogo relevantes para punição, sinalizadores, etc. O que chama a atenção nisso é a falta de critério usado pelo "supremo" tribunal, que em casos idênticos de imprudência pune as equipes de forma diferente. Exemplo: a imprudência é idêntica, mas o Clube A ganha uma multa de duzentos reais, já o Clube B recebe uma multa 500x maior, de CEM MIL REAIS!
____________________________________________________________________

Essas são só algumas, das tantas coisas que me irritam no futebol brasileiro. É um resumo dos motivos pelo qual estou pensando em parar de assistir futebol em nosso país. Algumas pessoas reclamam, pois preferimos assistir o futebol europeu ao invés do brasileiro, mas convenhamos, não há comparação.

Temos que resolver essa situação antes que, tanto eu quanto outras pessoas, desistam do futebol brasileiro.

Fique a vontade para expressar sua opinião nos comentários, desde que seja com argumentos e não xingamentos.

Por: André L. - Twitter - Google +

Top Ad 728x90