Brasil apresentou duas "caras"; uma no primeiro tempo e outra no segundo

Postado por:
Em dois jogos, a seleção Brasileira apresentou diferentes dificuldades. Contra a Coreia do Sul, a mesma de sempre: problema "crônico" na armação de jogadas. Diante da Zâmbia, o principal problema foi outro, pelo menos no primeiro tempo. Trata-se da incompetência que nosso ataque teve, principalmente na primeira etapa (mesmo a equipe tendo iniciado o jogo utilizando o 4-3-3).

E isso resultou no placar final da partida de hoje: só 2 a 0 a favor de nossa seleção. Bem pouco, já que o adversário é bem fraco. Não estou dizendo que o saldo desses dois amistosos que o Brasil realizou foi exatamente negativo, mas é fato que a seleção Canarinho não conseguiu jogar um ótimo futebol. Pouco distante disso até.

No jogo de hoje, mais precisamente, começamos bem na partida. Armado no 4-3-3, a equipe comandada por Felipão criou vários lances de perigo. Ramires e Paulinho, a dupla de meio-campistas que foi titular, se movimentava bem. Lucas Leiva, o volante que complementava esse triângulo no meio-campo, fez uma partida segura. Neymar participava bem, e foi o melhor jogador da partida, pelo menos em quanto esteve em campo.

Mas nada disso foi suficiente para fazer com que a seleção Brasileira marcasse gols na etapa inicial. Pura incompetência de nosso ataque, especialmente de Alexandre Pato que foi uma figura nula no jogo. Essa foi a "cara'' do primeiro tempo. No segundo tempo, sofremos com o mesmo problema de sempre. Aquele problema "crônico" que eu havia dito anteriormente.

Refiro-me a dificuldade permanente (que em alguns momentos chega a ser irritante) de armar as jogadas, mesmo contra oponentes fracos. Quantas vezes tivemos o controle do jogo com frequência na segunda etapa? Nem vale argumentar que o Brasil deu uma diminuída no ritmo, porque a partida ainda estava empatada em 0 a 0.

Porém, como o futebol não é feito de lógica, foi justamente na etapa final do jogo (em que jogamos pior), que o Brasil conseguiu marcar seus dois gols que nos deram a vitória sobre a Zâmbia. E detalhe: gols marcados por Oscar e Dedé, que não são atacantes. Essa foi a "cara" do segundo tempo dessa partida, que foi bem razoável, por sinal.

Sei que temos uma técnico inteligente à frente de nossa seleção, mas espero que Felipão dê a devida preocupação com esses nossos problemas que já são quase (ou já são, de fato) "crônicos". Preocupante. Sobre como esses dois amistosos serviram de testes, considero que o resultado foi até positivo. Resta pouco tempo até a Copa do Mundo de 2014, e já temos um time; e quase um elenco fechado. E ter problemas é perfeitamente natural (como diria aquele nosso amigo, 'faz parte da vida'), mas o que não podemos deixar é que eles sejam permanentes. Um dia a maioria deles (no mínimo) tem que acabar, de preferência antes da próxima Copa do Mundo.

Por: @joaocavalera503

Top Ad 728x90