O que um bom técnico de futebol deve saber fazer?

Postado por:

Existem centenas de técnicos de futebol no Brasil, mas quantos são realmente bons?

Alguns são bons em motivar seus jogadores, mas não treinam jogadas combinadas, outros são muito bons na relação com a imprensa mas cagam pra torcida. Enfim, são diversos fatores que podem influenciar diretamente no sucesso de um técnico em um time. Aqui falarei brevemente dos principais. Pra falar tudo mesmo, acho que só em um curso de 2 anos ;)

1° - Treinamento - O técnico não tem nome de técnico a toa. Ele é o responsável pela evolução técnica de seu time/jogadores. E isso ele pode conseguir com treinamentos específicos, palestras, revisão de jogos anteriores, etc. Enfim tudo que for possível para mostrar para o jogador o que ele tem que fazer e como ele vai fazer isso. Treinar exaustivamente bolas paradas, jogadas combinadas, etc, é um dos diferenciais dos melhores técnicos para o resto. Mas hoje em dia, me parece que a maioria prefere ser o resto... :(

2º - Comunicação - Um técnico de futebol deve ser um comunicador profissional. O seu time é como se fosse a sua família. Ele deve administrar bem as relações com seus jogadores e entre seus jogadores. Deve intermediar a relação com a diretoria, imprensa e se possível até com os empresários. É preciso que se crie um clima de confiança na equipe, entre seus jogadores, e dos jogadores com o técnico. Ele deve ser sempre justo, e suas decisões devem ser baseadas em critérios claros, para que nunca fique parecendo que o "pai" está dando preferência para um filho mais do que para outro.

3° - Visão - Este para mim é o atributo principal de um bom técnico. Ele deve ter visão tática, técnica, profissional, etc. Ele deve saber a hora certa de botar tal jogador ou deixa-lo no banco. Deve escolher corretamente quem vai ser o capitão do time (depois vou fazer um post só sobre este assunto) quem vão ser os titulares, quem vai ficar no banco e até quem vai ser dispensado. Sempre pensando na equipe e no sucesso do grupo.

4° - Motivação - Todo técnico deve ser um motivador da sua equipe. E ele deve usar de todos os artifícios para deixar seu grupo acelerado. Desde uma palestra antes do jogo, no intervalo e no final da partida, até recursos audiovisuais, alimentação correta, conversa particular com cada jogador, etc. Muitas vezes é preciso um esporro pra fazer as coisas funcionarem, mas em algumas outras uma conversa no estilo paternal pode ter o melhor resultado possível.

5° - Revelação - Faz parte da visão futura, o técnico saber revelar novos profissionais para o seu clube. Ter a visão para ver qual a melhor posição para cada jogador, e como ele deve agir para utilizar as suas habilidades da melhor forma possível. A hora certa de lançar o jogador, e o tempo certo de espera para amadurecimento do mesmo.

Como disse, se fosse listar todos poderia montar um curso de graduação aqui. Mas o meu objetivo é apenas mostrar alguns atributos que os técnicos podem começar a aplicar no seu dia a dia para alavancar o seu desempenho e o da sua equipe. Cada um desses atributos poderia ter sido distribuído em um livro. O assunto é extenso, mas o resultado é simples: A vitória!

Futebol é isso! Vitória!




Turi Souza
turionline@gmail.com

Top Ad 728x90