Chelsea: expectativa para a temporada 2013/2014

Postado por:
Mourinho, treinador do Chelsea
No próximo domingo (18), o Chelsea iniciará a sua temporada 2013/2014, contra o Hull City, pela Premier League. Uma temporada que tem boas chances de ser histórica para os Blues. O Chelsea manteve seu ótimo time da última temporada e ainda adquiriu alguns reforços, já que jogadores como Lukaku, De Bruyne, Tomas Kalas... Que estavam sob empréstimo, retornaram ao clube e farão parte da equipe principal. 

Mas um dos principais reforços dos Blues para essa temporada que está prestes a se iniciar é, sem dúvida, José Mourinho. Um ótimo técnico. Que tem uma bela história no clube. E que depois de 7 jogos disputados no Chelsea (6 vitórias e uma derrota) pela pré-temporada, já tem a base de um time para começar a temporada e um estilo de jogo definido. O saldo da pré-emporada do Chelsea é bom. Nela, vimos um jovem meia se destacar bem (e que estava emprestado ao Werder Bremem): De Bruyne (entre outros destaques). 

Mas a pré-temporada dos Blues também tiveram seus momentos preocupantes. Na derrota para o Real Madrid, por 3 a 1, vimos um Chelsea marcando um pouco atrás demais, sem poder de contra-ataque e com sérios problemas no meio-campo. Mas acredito que o Mourinho conseguirá ajustar esse time, com o decorrer da temporada. O 4-2-3-1, foi o esquema mais utilizado por Mourinho na pré-temporada e, deverá ser com certeza, o mais usado também na temporada que se aproxima. Com isso, alguns questionamentos entram em pauta, como por exemplo: será que o De Bruyne deverá ser o titular do time, no lugar do Oscar?

Eu diria que sim. O De Bruyne passa a impressão de que, ele é tão talentoso quanto o Oscar. Sendo assim, a linha de três meias dos Blues seria: Mata, De Bruyne e Hazard (considerando que o time utilize mesmo o 4-2-3-1, que aliás, foi muito utilizado também na temporada passada). Claro que várias coisas ainda podem mudar, até porque contra times mais fortes o Chelsea demonstrou certas dificuldades nessa pré-temporada. Mas acredito que Mourinho não deve modificar a estrutura do time. No máximo, ele modifique o estilo de jogo em relação ao que ele vinha implantando contra times mais fracos [na pré-temporada], para se adaptar ao nível exigido em jogos contra grandes times.

Na temporada 2013/2014, o Chelsea disputará os seguinte torneios: Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Supercopa da UEFA e a Liga dos Campeões. Os Blues têm time para ganhar, no mínimo, quatro desses cinco torneios. Com um elenco grande e talentoso, José Mourinho poderá fazer um rodízio e manter o bom nível nas diversas partidas pelos vários campeonatos que os Blues vão disputar. O grande desafio do "Special One" será manter um padrão de jogo no time, diante de um rodízio que possivelmente será feito, em função da temporada longa e exaustiva que vem pela frente.

Independente disso tudo, imagino um Chelsea fazendo uma ótima temporada e conquistando pelo menos, dois títulos de expressão. Difícil pensar algo longe disso, pois o Chelsea tem um ótimo elenco e um ótimo treinador. Minha expectativa para o Chelsea na temporada 2013/2014, é ótima. Estou otimista quanto a isso.

Top Ad 728x90