O que um bom goleiro deve saber fazer?

Postado por:
A posição mais ingrata do futebol, o goleiro, pode passar rapidamente de mocinho a vilão, cada partida é uma prova!

Uma defesa salvadora pode ser rapidamente apagada por um frango vergonhoso. É uma profissão de sorte, mas mais ainda, de dedicação.

Existem muitos goleiros por ai, mas alguns poucos são considerados bons ou brilhantes.

Hoje em dia, no Brasil, estamos com escassez de goleiros brilhantes. 

E isso se deve a um motivo muito simples, alguns conceitos importantes da arte de agarrar parece terem sido esquecidos por estes profissionais (e por seus treinadores).

1° - Sair do gol

Um bom goleiro tem que saber sair bem do gol. Tem que passar segurança para seus companheiros de equipe.

O que se vê hoje em dia são profissionais perdidos nos escanteios e chuveradas. Ficam sem saber o que fazer, se saem, se voltam, e acabam sempre ficando e torcendo para, se a bola for cabeceada, que seja em cima deles, pois se for no canto é indefensável. 

Mas pra mim este é um princípio básico. Um bom goleiro tem que saber sair bem do gol. Afinal, ele sai com a mão, ele tem uma vantagem em relação ao atacante adversário. 

O que tem que ser treinado é o tempo da bola, para o goleiro fazer o seu trabalho direito. Não entendo como nos clubes grandes, que existe um profissional específico só para fazer o treinamento dos goleiros, este tipo de situação não é treinada. Mas tem que ser treinada incansavelmente, até que se consiga uma margem perto de 99% de saídas corretas. Ai sim o goleiro poderá passar segurança para o seu time em todas as jogadas aéreas.

2° - Agarrar pênaltis

Quem não lembra do Dida, que foi quase santificado no Corinthians por pegar tantos pênaltis? E o segredo dele na época era muito simples: Ele não escolia canto. 

Claro que você pode argumentar que ela fazia isso pela sua estatura, mas se você for observar hoje em dia a grande maioria de batedores de pênalti batem mal, no meio, ou simplesmente se preocupam em tirar o goleiro. 

E a verdade é que os que realmente batem bem, mesmo acertando o canto com antecedência, o goleiro não pega a bola. Um pênalti batido com força no cantinho é indefensável.

Agora, nos outros casos, se o goleiro esperar, não tem vez pra eles. Para provar o que estou falando, é só fazer uma porcentagem, e ver a quantidade de pênaltis que não são batidos lá no cantinho, que se o goleiro tivesse esperado ele pegaria, que verão que estou certo. 

O mais tosco, é que em um lance normal, se o cara domina a bola dentro da grande área, sempre o goleiro vai ir na bola, ele não vai escolher canto. A ideia de escolher canto foi criada provavelmente por algum medroso, que em vez de chamar a responsabilidade pra sí, preferiu entregar pra sorte... E isto é um ponto fraco de um jogador nesta posição, o goleiro tem que aspirar coragem e disposição para o resto da equipe, poque ele é...

3° - O Capitão da defesa

Todo goleiro é o capitão da defesa. Ele deve saber orientar corretamente o posicionamento de seus jogadores, deve motiva-los, e quando preciso comer no esporro!

Uma zaga raçuda, ativa o coração do time inteiro. Pois se eles estão dando tudo de sí lá atrás, não tem porque o resto do time ficar balangando em campo. 

Para isso o goleiro tem que ter moral, e ser respeitado pelos seus "comandados". Você já deve ter visto 2 zagueiros discutindo, ou 2 jogadores de outras posições em um impasse, mas é muito difícil ver algum jogador discutinho com o goleiro. Ele é o paredão do time, e se não for respeitado como um segundo capitão da equipe (e em alguns clubes é o primeiro também) não conseguirá manter a moral com os adversários. O que por incrível que pareça influencia diretamente no seu trabalho em campo.

4º - Coragem

Esta posição, além de tudo que já foi dito acima, precisa também de muita coragem. Existem saídas que o goleiro tem que fazer que coloca a sua saúde em risco sim, e ai que entra a sua vontade de servir ao time de corpo e alma.

Por isso a coragem é um atributo básico para que um goleiro se destaque na sua equipe. O mais corajoso sempre vai sair na frente, e ter mais chances de ser titular.



Turi Souza
turionline@gmail.com

Top Ad 728x90