A Copa das Confederações 2013 teve início nesse sábado; veja informações e análises das equipes

Postado por:
Organizado pela FIFA, a competição é realizada em 4 e 4 anos, nos anos que antecedem a Copa do Mundo. Participam do torneio 8 equipes, representando as 6 confederações do país, além do atual Campeão do Mundo e o país sede do próximo Mundial. Nesse ano, sabidamente, o evento ocorre no Brasil, entre o dia 15/06 a 30/06, data do jogo de abertura e da final, respectivamente.

A bola do torneio chama-se Cafusa. Foi desenvolvida e fabricada pela Adidas, empresa alemã de material esportivo. É uma referência ao termo "cafuso" que se refere às pessoas que nasceram da miscigenação entre negros e índios.

O que se espera é um show nas arquibancadas, tudo isso graças ao ótimo preço no ingresso para a final da Copa das Confederações. Esperamos com isso o estádio lotado!


Curiosidades

- O Brasil foi o país que mais vezes ganhou a Copa das Confederações. Foram três títulos: 1997, 2005 e 2009. O segundo país que mais venceu foi a França, campeã em 2001 e 2003.

- A primeira Copa das Confederações ocorreu em 1997 na Arábia Saudita. O Brasil foi campeão ao vencer a Austrália por 6 a 0. O jogador brasileiro Romário foi o artilheiro do torneio com 7 gols.

- As próximas Copas das Confederações ocorrerão na Rússia em 2017 e no Qatar em 2021.

As cidades-sede e os estádios da Copa das Confederações 2013

Belo Horizonte - Estádio Mineirão

Brasília - Estádio Nacional 

Fortaleza - Estádio Castelão 

Recife - Arena Pernambuco 

Rio de Janeiro - Estádio do Maracanã 

Salvador - Arena Fonte Nova


Análise dos grupos

A

Brasil: Clique para ver a análise

Itália: Honrando suas tradições, os italianos chegam meio oscilantes nessa Copa das Confederações. Claro, de fato a reformulação é a principal justificativa. Já possuem um estilo de jogo definido, e estão muito bem evoluídos taticamente, agora necessitam definir algumas posições, dentre elas e a mais importante é o companheiro de ataque para Balotelli. Definido isso, bastará se expor, disputar grandes jogos. Vão se desenvolver naturalmente, mas precisamos ver até onde vão chegar e quando. Não pode tardar. Sabem fazer o 1-2 com facilidade e desestabilizam bem o sistema defensivo do adversário com a entrada de Montolivo nas costas dos volantes e a vinda de trás de Balotelli, atuando de frente para a zaga e recebendo belas bolas longas de Pirlo, esta que ganhar pelo seu ótimo posicionamento, munido de sua técnica e físico.  

Japão: Clique para ver a análise

México: Simplicidade. Acho que essa palavra relata bem o que podemos ver em campo. Os mexicanos fazem de tudo um pouco e 'enchem o saco', literalmente. Eles não se dão por vencidos. Ou melhor: não deixam que essa situação aconteça. Procuram jogar de igual pra igual, sempre atacando e defendendo na mesma proporção. Destaque para Chicharito Hernandéz. 

B

Espanha: Apesar de atual campeã do mundo e bi da Euro, a seleção espanhola vem em decadência, assim como o Barcelona. Outras pessoas compartilhavam dessa ideia também, e após aquela 'remontada' da equipe catalã, diante o Milan, todos zombaram de nós. Mas a análise vem da sabedoria, do diálogo, do argumento. A base da seleção é o Barça, por isso estou citando esse episódio. Pois bem, já não vemos mais a mesma busca pela vitória, e tudo o que fazem já é muito previsível. Precisam ter profundidade, centroavante, jogadas de linha de fundo, bola parada. Não há repertório. E o verdadeiro futebol pede isso. Nasci, cresci, vejo futebol tanto nacional como internacional há mais de 10 anos e esse esporte sempre teve referência. Aí não importa o jogador, o clima, a época, o dinheiro. Tentaram mudar a essência do futebol, mas se ferraram. Sua nova safra é péssima, e a atual e as passadas nunca foram aquilo tudo. O grande trunfo foi um momento, uma parcial ditadura, um planejamento de destruição. Eu definitivamente nunca avistei nenhuma qualidade nessa seleção. É engraçado. Eu ligo a TV, assisto, e não consigo ver qualidade alguma, muito pelo contrário, tenho a convicção que são os piores do mundo. No máximo vejo capacidade para ser uma pulguinha atrás da orelha, e isso tudo também pelo fator sorte. E isso eles têm de sobra. Veja bem: As três grandes seleções do futebol mundial são inquestionavelmente: Brasil, Itália e Alemanha, e todas vivem momentos de renovação. Isso explica muita coisa. Sem mais delongas. 

Nigéria: São verdadeiros guerreiros. Aplicados, dedicados e esperançosos. Abafam o adversário, martelam, envolvem, propõe seu jogo. Possui ingredientes para fazer uma feijoada. O grande problema é que seus méritos são também seus deméritos. Incrível, mas a grande maneira de vencê-los é fazer o feitiço virar contra o feiticeiro. As suas falhas são principalmente técnicas. Alguns erros de passe na saída e dificuldade na diminuição de espaços em seu campo prejudicam, mas como já disse, agora repito com outras palavras: A Nigéria é um 'toma lá dá cá' sem fim. Parece criança. Eles te imitam, só que geralmente com mais garra, raça, obsessão. São perigosos, pois podem achar forças quando tudo parece perdido e proporcionarem partidas dignas e repletas de emoção.  

Taiti: Tenho a convicção que para eles tudo se baseia no sonho. É, sonho de mostrar para o mundo toda sua força, ter reconhecimento. Um país tão esquecido e desprezado (nesse contexto) só poderia buscar isto. E tanto podem como devem. Possuem muitos jogadores amadores, e com certeza já é uma realização conseguirem disputar essa grandíssima competição. Tanto como equipe como particularmente. Será preciso vencer dramas pessoais, quebrar protocolos, mas valerá a pena. Se buscarem intensamente, terão cada vez mais forças. Não há vaidades, creio e até duvido. A preleção deverá começar com a palavra superação pra cima.

Uruguai: Estão se reencontrando, mas possuem uma identidade e características. Jogam em função de seus dois atacantes: Edinson Cavani, do Napoli, e Luis Suárez, do Liverpool. Assim como no clubes destes dois jogadores, a seleção uruguaia costuma dar a bola e sair em contra-ataque com facilidade. Nessa situações, tocam bem a bola, exploram as alas e rompem os sistemas defensivos principalmente com entradas nas costas dos volantes e em diagonais entre os zagueiros e laterais. São lances basicamente fatais, a não ser que me apresentem defensores com bom físico, técnica, personalidade (até aí tudo bem), velocidade e habilidade.  

Calendário

Tabela de jogos:

15/06 - Brasil x Japão (Estádio Nacional - Brasília) - 16h 
16/06 - México x Itália (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro) - 16h 
16/06 - Espanha x Uruguai (Estádio Arena Pernambuco - Recife) - 19h 
17/06 - Taiti x Nigéria (Estádio Mineirão - Belo Horizonte) - 16h
19/06 - Brasil x México (Estádio Castelão - Fortaleza) - 16h 
19/06 - Itália x Japão (Arena Pernambuco - Recife) - 19h 
20/06 - Espanha x Taiti (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro) - 16h 
20/06 - Nigéria x Uruguai (Arena Fonte Nova - Salvador) - 19h
22/06 - Japão x México (Estádio do Mineirão - Belo Horizonte) - 16h 
22/06 - Itália x Brasil (Arena Fonte Nova - Salvador) - 16h 
23/06 - Nigéria x Espanha (Estádio Castelão - Fortaleza) - 16h 
23/06 - Uruguai x Taiti (Arena Pernambuco - Recife) - 16h

Semifinais

26/06 - 1A x 2B (Estádio Mineirão - Belo Horizonte) - 16h 

27/06 - 1B x 2A (Estádio Castelão - Fortaleza) - 16h

3º lugar

30/06 - Pededor da 1ª semifinal x Perdedor da 2ª semifinal (Arena Fonte Nova - Salvador) - 13h

Final

30/06 - Vencedor da 1ª semifinal x Vencedor da 2ª semifinal (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro) - 19h

Essa competição é um show. Apenas um dos tantos eventos do ano, por isso compre seus ingressos para os maiores eventos esportivos do mundo e aprecie o melhor do esporte!

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90