Libertadores: Com seis brasileiros, foram definidos os confrontos de oitavas de finais

Postado por:
Inédito! Pela primeira vez na história, seis equipes brasileiras estarão no mata-mata da Libertadores. A competição ainda terá os encontros nacionais entre: Atlético-MG x São Paulo e Vélez x Newell's Old Boys, além da reedição da última final do torneio, entre Corinthians e Boca Juniors.  

O Brasil terá seis representantes na próxima fase da Taça Libertadores: Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo ainda miram o título continental, e pelo menos um destes (Galo ou Tricolor paulista) estará na próxima fase, já que se enfrentam na sequência.  

Os resultados da fase de grupos também definiram o confronto argentino entre Vélez e Newell's, duas equipes em ascensão. Além do reencontro do timão com o Boca, adversário a qual os comandados de Tite venceram na última final dessa mesma competição, no ano passado. 

Menos badaladas, as outras partidas serão entre: Palmeiras e Tijuana do México, Fluminense contra o Emelec do equador e Santa Fé da Colômbia diante o Grêmio. Verdão e Fluzão definem em casa, enquanto o tricolor gaúcho fará a segunda partida fora.

Confira abaixo os oito confrontos: 
Análise

Atlético-MG X São Paulo: Entre os 16 candidatos ao título, o Atlético é dono da melhor campanha: foram cinco vitórias e uma única derrota, diante o tradicional tricolor, que foi o pior segundo colocado com 7 pontos. Por irônia do destino, ambos se reencontrarão. Os duelos na fase de grupos já foram repletos de expectativas, que na minha visão não foram correspondidas. Em Minas o Galo foi superior, apesar do resultado (2 a 1) não ter deixado isso muito claro. No Morumbi, o São Paulo teve mais atitude e venceu, em um jogo chato. É difícil analisar, a equipe paulista é mais tradicional e sabe amarrar o jogo, porém o Galo tem um time mais organizado e consequentemente com repertório. Vai vencer quem for mais capaz de marcar um ou mais gols fora de casa.

Palmeiras X Tijuana: O alviverde imponente terá grandes adversários na próxima etapa. Além da equipe mexicana por si só ser muito boa, e mesmo tido perdido para o Corinthians em SP, jogou e bem, também há o fator viagem (será no México, fronteira com os Estados Unidos) e grama sintética para atrapalhar os planos. Se recuperar alguns jogadores tanto fisicamente como tecnicamente e readquirir sua garra, o Palmeiras jogará de igual para igual, só que ainda assim haverá um questionamento: Até quando ou quanto esse time é capaz de suportar. É, quero ver suportar. Os mexicanos abafam e trabalham bem as bolas longas e esticadas nas costas do adversário. Destaque para Fidel Martins.

Corinthians x Boca Juniors: Vai pegar fogo! Assim como no ano passado, em que o Timão venceu a final diante os Xeneizes, o jogo de ida será 'en la Bombonera' e a volta no Pacaembu. Hoje, o Corinthians tem uma equipe muito superior, enquanto o Boca está apenas mais desgastado. Lógico que vão querer se vingar, mas não vejo futebol para isso. A equipe corinthiana já está acostumada com várias situações corriqueiras da competição, e dificilmente vão se abalar. É uma partida boa para o Corinthians ficar esperto desde já, e concerteza fará com que chegue mais forte nas próximas etapas. 

Vélez x Newell's: São duas equipes muito equilibradas. O Vélez é compacto - e ainda que pareça tendencioso por eu já ter citado o Corinthians algumas vezes no texto, têm semelhanças pela filosofia, estilo de jogo e crescimento desde o a década de 90 pra cá. Perderam alguns jogadores importantes, mas aparentemente já se reencontraram. Já o Newell's, é um time muito pragmático e com alguns talentos: Máxi e Stocco são os principais. Serão jogos muito iguais, onde o desequilíbrio poderá ser uma bola parada. O Vélez é mais constante e intenso, só que insisto na qualidade individual do Newell's.

Santa Fé x Grêmio: A equipe colombiana são franco-atiradores. Jogam muito bem, fazem de tudo um pouco, possuem um repertório de jogadas. Sabem fazer triangulações e são objetivos. Se bobear, o Grêmio vai levar gols e será eliminado. O tricolor gaúcho precisa tentar envolver o adversário, e se não obtiver sucesso jogar de igual para igual. Os problemas são muitos, entre suspensões e lesão. Elano, Zé Robertp, Adriano, Marco Antônio...Sinceramente, não consigo ver o Grêmio com muita capacidade para vencer. Falta ostentação, esbanjar qualidade.     

Nacional x Garcilaso: Tri-campeão continental, o Nacional enfrentará o adversário mais bem quisto sem dúvidas alguma. Os jogadores do Garcilaso parecem um bando de baratas tontas, facilmente se envolvem, basta aplicar sua proposta de jogo juntamente com a sua vontade para os uruguaios se sobressaírem. Mas é necessário ser mais compacto, tem muito o que crescer ainda.   

Olimpia x Tigre: Os paraguaios terão que exercitar a paciência, pois não é fácil passar pela catimba do Tigre, e o pior: eles cresceram consideravelmente na competição. Mostraram que são aguerridos ao se classificar, acreditam e lutam (oh, se lutam!) da maneira que lhes convêm. O Olimpia é meio taxativo, e isso pode prejudicar. É necessário ter a cabeça no lugar e treinar algumas jogadas diferentes, caso contrário serão eliminados por insistirem na mesmice de sempre.

Fluminense x Emelec: A equipe equatoriana está começando a se acostumar com essa competição. Na temporada passada, venceu Olimpia e Flamengo que estavam no seu grupo, porém não foi pálio para o Corinthians nas oitavas. A classificação do Fluminense está baseada na concentração, apenas nisso. E o duro é que o Emelec propõe um jogo tão chato que poderá fazer o tricolor das laranjeiras se envolver e dormir em campo. 

Embora há um grande anseio por parte dos clubes, torcedores e até mesmo da imprensa, realizar a segunda partida em casa não é garantia de classificação, muito pelo contrário. Em pesquisa feita pelo FUTDADOS, foi revelado que a suposta vantagem de definir o duelo em seus domínios não é tão grande como dizem. Desde 2005, data quando as fases finais começaram a ter como critério de desempate o gol marcado fora de casa, apenas 52.5% das equipes passaram de fase, enquanto 47.5% foram eliminadas. Ou seja, não há uma grande vantagem para os melhores qualificados. 

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90