Dia do Goleiro!

Postado por:

Nunca fui goleiro. Eu tinha medo de ser crucificado pela derrota, ou ser esquecido pela equipe, pelo fato de ter vencido por 1x0, e o mérito ficar todo com o atacante que fez o gol, e não pelo goleiro que fez defesas milagrosas durante a partida.

É fato a posição mais ingrata do futebol, é a de goleiro. Ele pode fechar o gol durante uma partida ou um campeonato inteiro, mas uma falha desmorona todos os planos do seu time e, pior, tudo de bom que o goleiro fez, é esquecido. Mas o que um time seria sem o famoso arqueiro, que, além de fechar a baliza, tem toda uma liderança na defesa. 

E quando a decisão vai para os pênaltis, quem é a esperança? O goleiro tem uma magia que não contêm nos outros jogadores dentro de campo. O goleiro é o verdadeiro malabarista do futebol, pois é ele que tem a elasticidade para fechar o gol, e evitar a derrota do seu time.

Abaixo, listarei os 10 maiores goleiros que eu já vi jogar (2000 - 2013), e citarei outros que não tive a oportunidade de ver brilhar:

1º - Gianluiggi Buffon
2º - Oliver Kahn
3º - Edwin Van der Sar
4º - Petr Cech
5º - Iker Cassillas
6º - Dida
7º - Emmanuell Neuer
8º - Oswaldo Sanchez
9º - Francesco Toldo
10º - Rogério Ceni

Outros que eu vi e não vi jogar dos anos 1990 até hoje: Walter Zenga, Peter Schemeichell, Michael Preudd'Homme, José Chilavert, Fabien Barthez, Joe Hart, Hugo Loris, Julio César, Tim Howard, Pepe Reina, Santiago Cañizares, Marcos.

Me arrisquei, e tenho certeza que esqueci de centenas de goleiros de ponta, mas só com esses citados, dá pra ter uma base da importância do goleiro no futebol. Feliz dia do Goleiro!

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90