Com as entradas de Maicon e Ganso, São Paulo melhorou consideravelmente

Postado por:

Há algum tempo atrás eu critiquei o trabalho do Ney Franco na parte tática e afirmei que já estava na hora dele ser cobrado. Agora, após a entrada de um meio-campo a mais na equipe, o panorama mudou totalmente.  

Não vou aqui comparar o ano passado com esse e nem repetir a ausência de fulano ou cicrano. A situação real sempre foi e se mantêm até hoje: Ganso vai ser titular. Lógico que ele teve problemas iniciais, porém, em nenhum momento eu via motivos para deixar de insistir nele. Assim como Alexandre Pato, deveria ser encaixado na equipe, até porque fez a pré-temporada, estava liberado pelo departamento médico e joga fácil.  Além disso, o Aloísio foi contratado para ser reserva do Luís Fabiano.

O erro inicial do Ney foi querer insistir com dois pontas velozes e dois volantes de contenção. O time ideal para ele nunca funcionaria na prática, nem se fosse técnico da seleção , escolhendo dedo a dedo. Não importa a formação tática/estratégia de jogo, os jogadores precisam ter características diferentes. São 11 jogadores com responsabilidades de ter suas próprias personalidades.

Se você tiver Wellington e Denílson no time, a tendência é proteger sua defesa, mas não terá um Maicon para articular o jogo por dentro com mobilidade. Engraçado é que quando os dois jogavam juntos, ainda assim não funcionavam. A todo momento víamos o São Paulo levando bola nas costas e sem chegada ofensiva. Tendo Aloísio e Osvaldo, que diferente do Jorge Henrique do Corinthians e Luan do Cruzeiro, não tem poder de recomposição, marcação, você terá uma equipe fadada ao contra-ataque. Agora, tendo Ganso e Maicon para facilitar a saída de jogo e Jádson como principal responsável pela armação, sem dúvidas alguma o tricolor paulista conseguirá ter a bola e trabalhar.

É, agora é trabalhar. Demorou, mas acredito na sequência desse time e consequentemente crescimento. Isso do meio pra frente, pois as coisas estão bravas lá atrás. Ney tem o dever de extrair o máximo dos jogadores, e para isso precisa ganhar o comando do grupo. Ao barrar Lúcio, ficaram evidentes os problemas, mas também sua capacidade. Na minha visão, o projeto só tende a falhar por falta de qualidade mesmo por parte dos atletas. Não falta moral e comando no São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90