O feitiço virou contra o feiticeiro

Postado por:

A equipe comandada por Abel Braga sempre aguarda o adversário para dar o ‘bote’. É um time pronto somente para essa situação. Seja dentro ou fora de casa, sua característica é essa. Ontem vimos o Grêmio utilizando o mesmo feitiço dos cariocas para se sobressair em campo. Melhor, os gaúchos tiveram outros ingredientes fundamentais: posicionamento em linha, aproximação, ataque e defesa em mesma proporção. Além disso, tecnicamente muito superior.

Luxemburgo montou a equipe com duas linhas de 4, tendo no meio-campo: Elano (na direita) e Zé Roberto (na esquerda) na mesma linha dos volantes, com uma enorme vitalidade para atacar e defender. Assim que recuperavam a bola, na maioria das vezes iniciavam a jogada pela esquerda com André Santos. O jogador que veio de empréstimo do Arsenal fez uma grande partida, fazendo cruzamentos rasteiros, fortes e rápidos. A bola passava por todo mundo. Faltou entrosamento. Quando encaixar, essa jogada vai trazer muito transtorno para os adversários.  

Elano e Vargas foram bem com viradas de jogos e movimentação. Em uma delas, Barcos enfiou uma grande bola para o atacante chileno estufar as redes. O ex-centroavante do Palmeiras fez uma partida espetacular. Recuava para buscar o jogo, confundir a marcação, e seus companheiros se deslocavam.

Enquanto o Fluminense insistia em dar a bola pro adversário, para então fazer o gol em contra-ataque, do outro lado tínhamos uma equipe bem instruída/portada formando um losango: Souza e Pará dificultavam as subidas de Carlinhos e possíveis dobradinhas com Rafael Sóbis; Fernando anulou Wágner e dificultou bastante a vida do Deco, já na 2ª etapa; W.Nem e Fred ficaram presos nos zagueiros. E como o adversário voltava, fatalmente sempre tinha alguém na cobertura.

Esse Grêmio está com uma cara boa. Tecnicamente e taticamente como foi descrito, tem capacidades para fazer maravilhas. O maior trunfo disso tudo é o posicionamento. Diferente do Flu, consegue jogar com a bola nos pés ou dando combate. Seus craques não têm vaidade, e isso é um aspecto grandíssimo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90