Não há abismo!

Postado por:
O empate por 2 a 2 entre Corinthians e Palmeiras favoreceu, mas eu já estava querendo falar sobre isso desde o início do ano. Foi bom, pois agora eu refleti melhor e serei taxativo.

A situação inversa entre ambos fez com que o tom de algumas pessoas fosse de dó, piedade e outras com respeito mesmo para com o alviverde. Mas criaram um favoritismo que eu particularmente nunca vi. Supervalorizaram momentos e esqueceram da história.

Entendam: as condições de vencer uma partida não aumentam a probabilidade, sobretudo em um clássico de verdade, e sim a vontade. Creio que não é necessário citar exemplos.

Ser o atual Campeão do Mundo e da Libertadores é fantástico,  é um momento bom, um trabalho feito desde a queda do Corinthians. Inclusive, a instituição só cresce de 90 pra cá. Mais um dia é da caça e o outro do caçador. No final do ano poderemos ter a situação totalmente inversa, ou estou errado? Claro, precisamos aprender que futebol não é palpite, aposta. Serve tanto para um como outro, principalmente nessa situação.

Todo “favoritismo” criado pela mídia tendenciosa fica somente no papel. Na prática, de fato não há abismo. Palmeiras é grande e tem possibilidades de fazer um bom trabalho, igual o seu arquirrival, e históricamente é tudo muito equilibrado entre esses gigantes, portanto é preciso tratar com naturalidade e analisar com frieza um clássico como esse. Veja bem: Nota-se que eu citei as probabilidades dos alvinegros e as possibilidades dos palestrinos. Reflita sobre a diferença. Uma coisa é ter a situação favorável somente na teoria, a outra é ter na prática. Sabe, fácil é chegar ao topo, mas sabemos a dificuldade em manter.

As competições que o Palmeiras irá participar, a profissionalização no departamento de futebol, dinheiro da televisão, novo estádio e investimento nas categorias de base são situações reais as quais tem menor dificuldades do que sentir a pressão de ganhar títulos, tendo a chance de 1 em 32 na Libertadores e 1 em 20 no Brasileiro.  Podem crer em momento? Então acreditem também: em apenas 1 ano tudo poderá mudar. Se a decadência bater na porta do Parque São Jorge? Ás vezes um elemento pode estragar tudo. Sabemos que as conseqüências seriam terríveis, entre elas a perda do elenco e dinheiro e exatamente por isso eu insisto: não há abismo!

O time que não era favorito e inferior tecnicamente eliminou duas vezes seguidas seu maior rival na Libertadores, e uma equipe muito boa foi rebaixada pela primeira vez para a 2ª divisão. Hoje o verdão repete o drama, só que em uma época propícia.  

Abismo existe entre uma equipe pequena, por fora da mídia, sem dinheiro, torcida e etc diante um grande. Agora, tanto o Corinthians como o Palmeiras tem condições iguais. Se um tem um pouquinho mais ali, o outro se sobressai aqui. Não vou citar nada para não incitar discussões clubísticas.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90