Realidade Crítica: O Pelé dos tempos modernos

Postado por:
'Neymito'



Ousadia e alegria. Fazendo gols, fazendo história. Desde o improviso até a vibração com o popular soco no ar. Relativamente, Neymar é o Pelé dos dias de hoje.

Aos 20 anos, Neymar possui a expressiva marca de 250 jogos, 155 gols e 70 assistências. Números válidos atuando pelo clube e seleção. Detalhes importantíssimos: Foi artilheiro da Libertadores de 2012 com 8 gols e nas Olimpíadas do mesmo ano, ainda que tenha sido criticado injustamente, marcou 4 gols e 'deu de presente' mais 5. Vale ressaltar que com a mesma idade, Messi, Cristiano Ronaldo ou até mesmo Maradona sequer chegaram perto de tantos feitos individuais, muito menos coletivos. 'Ah, mais ele joga no Brasil e os outros na Europa' Entendam o seguinte: Se realmente consideram mais fácil, mesmo com a estrutura inferior no Brasil e o equilíbrio monstruoso, para os outros jogadores atuando no nosso país também seria mais fácil. Então isso não se justifica. O fato é que ele é acima da média, portanto seu nível vai muito além do que podemos observar. Na esmagadora maioria das vezes ele desequilibra.

À medida que o tempo passa, o craque vem ganhando experiência e consequentemente desempenhando um futebol mais técnico. Só tende a crescer. No entanto, sempre haverão debates questionando sua capacidade. Tendo em vista sua popularidade, realmente não há motivos para se surpreender. Além do mais, boa parte das pessoas fazem críticas por um simples motivo: Queria vê-lo jogar na sua equipe do coração. Uma pesquisa realizada pela Stochos Sports & Entertainment confirmou essa tese apontando a preferência do torcedor brasileiro por Neymar:

Antes de explicar os critérios da pesquisa, gostaria de salientar o principal dado: São 31,7%, prestem atenção nisso. É um número expressivo, só que não representa nem metade dos torcedores. Portanto, antes de questionarem a credibilidade desse trabalho, fiquem atentos aos fatos. Não supervalorizem. Saibam também que as pessoas do interior são menos fanáticas e mais apaixonadas pelo futebol em sua essência.

Essa pesquisa foi realizada entre 20 de agosto a 20 de setembro do ano passado. Foram ouvidas mais de 8.000 pessoas em todos os estados do Brasil e também no Distrito Federal. A margem de erro é de 1,1%.

As faixas etárias abordadas foram a partir dos 16 anos de idade, com intervalos de 5 anos, até os 60 ou mais anos de idades. E a empresa ouviu as seguintes classes sociais econômicas: A1, A2, B1, B2, C1, C2 e D.

Os poucos que ignoram sua qualidade, dificilmente irão dar o braço a torcer. E se fazem muitos devido a falta de ter o que fazer, consequentemente utilizam o tempo e as redes sociais como recursos de suas vagabundagens. Falam bem, falam mal. Mas falam do Neymar.

Com tal superioridade à tona, novamente o nome do rei Pelé está em 'jogo'. A referência do eterno camisa 10 santista não é atoa. Ouve-se muito que o futebol do rei, logo no início, era questionado e fundamentalmente desprezado por sua raça. Realmente o preconceito é um fator a qual faz ter veemência esse raciocínio e reforça a tese que parte dos amantes do futebol relutam em aceitar a capacidade de outrem. Tendo em vista essas relações, o gênio que veste a camisa 11 é apenas a vítima de mais um retrocesso. Tal ignorância me assusta, logo em um país com tantos problemas insistem em erros bobos. Fazer o que? Bola pra frente Neymar! Se três campeonatos paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e a Recopa Sul-Americana não bastam para ter pelo menos o respeito, nada mais poderás fazer. Ou melhor: É focar em melhorar a cada dia. Creio que mesmo sendo brilhantes as suas jogadas improvisadas, cedo ou tarde precisará mudar seu repertório. De fato, me surpreenderia se conseguir manter esse estilo.

Independentemente de tudo, Pelé e Neymar são reis de tempos diferentes. Por gosto ou desgosto. São dois paralelos. E todas as façanhas, proezas, ações extraordinárias, feitos históricos ou quaisquer outras palavras de engrandecimento são simplesmente justas. Desconhecemos há real dimensão de tudo isso. É mais do que podemos ver ou sentir.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90