Portuguesa derrota o lanterna Figueirense por 2 a 0

Postado por:

A Portuguesa venceu o Figueirense por 2 a 0, neste sábado, no estádio do Canindé, em São Paulo, pela 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi importante no seu planejamento de se distanciar da zona do rebaixamento, mesmo porque superou um time que vai lutar contra a degola. Com 16 pontos, a equipe paulista foi para a 12.ª posição, deixando o Figueirense com apenas oito pontos, na lanterna.
A exemplo da rodada passada, quando a Portuguesa bateu o Náutico por 3 a 1, no Canindé, este jogo era considerado de "seis pontos". Dos 21 pontos disputados em casa, o time paulista conseguiu somar 13.
Mas nem a disposição do técnico Geninho em "correr o risco" de atuar com três atacantes deu certo para a Portuguesa no primeiro tempo. "Jogando em casa, nós precisamos arriscar mesmo", ratificou o treinador. Heverton encostou em Ananias e no estreante Bruno Mineiro, vindo do Atlético Paranaense, mas a equipe insistiu nas penetrações pela centro do ataque, facilitando a marcação adversária, armada em duas linhas de quatro.
Sem explorar as beiradas do campo, sem "trabalhar" a bola e errando passes em demasia, a Portuguesa praticamente não exigiu do goleiro Ricardo. Por outro lado, o Figueirense ficou sem a opção do contra-ataque e tentou algumas vezes a ligação direta com o uruguaio Loco Abreu. Mas nenhuma deu certo.
Como se tivesse recebido um "choque elétrico" nos vestiários, a Portuguesa voltou diferente para o segundo tempo, explorando bastante a velocidade. Isso atrapalhou o sistema de marcação do time catarinense. Aos 9 minutos, a equipe paulista abriu o placar. Marcelo Cordeiro cobrou falta na frente da área, encobrindo a barreira. O goleiro Ricardo rebateu para frente e Bruno Mineiro mostrou oportunismo ao bater de primeira.
Atrás no placar, o Figueirense teve que sair mais, inclusive com a entrada do atacante Aloísio no lugar do meia Pittoni. Dida "salvou a pátria" da Portuguesa aos 19 minutos, em um chute cruzado de Aloísio. Sob pressão, aos 22, Geninho reforçou a marcação com a entrada do volante Boquita na vaga do meia Heverton.
No minuto seguinte, a Portuguesa ficou com um jogador a mais em campo porque o lateral-esquerdo Guilherme Santos fez falta violenta e desnecessária sobre Ananias e foi expulso. O time catarinense perdeu força ofensiva, enquanto o paulista preferiu tocar a bola e garantir a vitória. Aos 41 minutos, no único contra-ataque que acertou, a Portuguesa ampliou. Marcelo Cordeiro lançou Moisés em velocidade. Ele se atirou no chão para tocar para Ananias, que driblou Doriva e chutou forte.
A 15.ª rodada será disputada no meio de semana. Na próxima quarta-feira, a Portuguesa vai enfrentar o Bahia, em Salvador, a partir das 20h30. O Figueirense vai receber o Flamengo, a partir das 21h50.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90