Brasil supera Rússia em jogo dramático e vai à semi no vôlei feminino‎

Postado por:
O Brasil jogou como atual campeão olímpico na hora que precisava e, depois de salvar seis match points, derrotou a Rússia por 3 sets a 2 (24-26, 25-22, 19-25, 25-22 e 21-19) e se classificou para as semifinais dos Jogos de Londres, nesta terça-feira, enterrando uma primeira fase em que esteve à beira de ser eliminado.

Essa será a quinta Olimpíada seguida em que o Brasil vai disputar medalha no vôlei feminino, depois de ter subido no pódio em todos os Jogos desde o bronze em Atlanta-1996, culminando com o ouro em Pequim-2008.

O adversário da semifinal será o Japão, que venceu a China, também no tiebreak, mais cedo nesta terça. O retrospecto brasileiro é de três vitórias em três jogos contra as japonesas em Olimpíadas.

A vitória contra a Rússia colocou novamente o time no rol dos favoritos ao título após uma campanha ruim na primeira fase, com duas derrotas em cinco jogos, em que o time dependeu dos adversários na última rodada para se classificar com a última vaga para as quartas de final.

No jogo com as russas, as duas defesas se destacaram no primeiro set, em que nenhuma equipe abriu mais de dois pontos de vantagem, e a Rússia chegou à vitória depois que um erro de coordenação entre a levantadora Fernandinha e a meio-de-rede Thaisa deu um ponto decisivo de graça para as russas, que abriram 24-23.

O Brasil ainda teve a chance de empatar em 26 num ataque de Scheila, mas a bola foi para fora.

O início do segundo set parecia outro jogo. A defesa brasileira atuou de forma ainda melhor, com importante participação do bloqueio, enquanto as russas não conseguiram parar os ataques de Sheila e Fernanda Garay.

As brasileiras abriram vantagem de 18-10 e, apesar de terem visto as adversárias se aproximarem, conseguiram se manter à frente para fechar em 25-22 e empatar o jogo em 1 set a 1.

Na parcial seguinte foi a vez de a Rússia conseguir uma folga no placar, obtida ao encontrar uma forma de furar o bloqueio brasileiro -- o que foi motivo de reclamação do técnico José Roberto Guimarães com as jogadoras num pedido de tempo. O placar de 25-19 veio com uma atuação implacável da dupla Nataliya Goncharova e Ekaterina Gamova no ataque.

Uma derrota no set seguinte e o Brasil seria mandado de volta para casa, e para complicar as russas começaram com vantagem de 3-0. Ajudada pela torcida, que mais uma vez era maior que a do adversário na arena Earls Court, o time brasileiro conseguiu reagir e mostrou tranquilidade no momento de definição para levar o jogo para o tiebreak, com uma vitória por 25-22.

O Brasil deixou para mostrar justamente no set de desempate seu melhor jogo desde o início da Olimpíada, com uma vitória por 21-19 que credencia o time a provavelmente brigar novamente com os Estados Unidos na final olímpica, como há quatro anos.

As norte-americanas ainda vão enfrentar a República Dominicana nas quartas de final e, vencendo, pegarão quem passar do confronto Itália x Coreia na outra semifinal.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90