Mayra Aguiar é bronze no judô

Postado por:
Mayra vibra após aplicar o ippon na adversária e conquistar o bronze em Londres Com apenas 20 anos, Mayra Aguiar traz a quarta medalha brasileira nos Jogos   de Londres, no judô feminino categoria meio-pesado. Ela venceu por ippon a holandesa Marhinde Verkerk.

Esta foi a terceira medalha do Brasil no judô, depois do ouro de Sarah Menezes (até 48 kg) e o bronze de Felipe Kitadai (até 60kg). A outra medalha do país em Londres foi conquistada pelo nadador Thiago Pereira.

Mayra Aguiar fracassou na tentativa de buscar a medalha dourada. Diante de uma das principais rivais no circuito, a americana Kayla Harrison, a brasileira não conseguiu apresentar o mesmo ritmo das primeiras lutas e parou no jogo eficiente da adversária, que encaixou um juji-gatame para imobilizar o braço da gaúcha e avançar à decisão por ippon.

A derrota diante da americana foi a primeira de Mayra Aguiar na temporada. Líder do ranking mundial e grande nome da divisão em Londres, a jovem brasileira de 20 anos havia perdido pela última vez em 11 de dezembro do ano passado. Na semifinal do Grand Slam de Tóquio, a gaúcha acabou superada justamente por Harrison, que, com o triunfo olímpico, somou a sexta vitória em dez duelos contra a competidora nacional.

A rivalidade entre Mayra e a americana ficou evidente para o público britânico nos primeiros segundos de combate. Depois de uma tentativa de entrada da brasileira, a rival se defendeu e caiu no chão. A gaúcha empurrou Harrison, que imediatamente se levantou para encarar a líder do ranking mundial. O juiz rapidamente agiu e separou as atletas.

Em um combate equilibrado, as duas judocas ensaiaram entradas e conseguiram evitar punições por falta de combatividade. Entretanto, a americana levou vantagem na pegada e aplicou um ko-uchi-gari para somar o primeiro yuko e pressionar a jovem judoca brasileira.

Precisando agir para no mínimo forçar o Golden Score, Mayra se precipitou e acabou derrubada pela americana. Não satisfeita em apenas garantir o resultado, Harrison travou o braço da brasileira e obteve a categórica vitória por ippon, e a vaga na disputa pelo ouro.

A judoca conquistou uma vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres ao superar a polonesa Daria Pogorzelec por ippon, em virtude de uma imobilização. O resultado positivo garantiu a brasileira na disputa direta por medalhas na categoria meio-pesado.

Assim como no primeiro combate do dia, Mayra iniciou o confronto de maneira agressiva e impondo seu rápido ritmo de judô. Mais alta que rival, a brasileira encontrou a distância necessária para obter um wazari rapidamente, pontuação que a permitiu controlar o duelo até o final.

Antes do fim, Mayra Aguiar derrubou a adversária e chegou a olhar para a arbitragem para cobrar uma pontuação. Entretanto, encaixada na posição, a brasileira forçou a finalização e registrou o ippon, garantindo-se na disputa por uma medalha nos Jogos Olímpicos de Londres.

Favorita, Mayra Aguiar não enfrentou dificuldades na estreia no evento. Apresentando-se de maneira agressiva, a brasileira superou a tunisiana Hana Mareghni por dois wazari e avançou às quartas de final da competição na capital do Reino Unido.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90