Esquiva vence britânico e coloca Brasil em final inédita no boxe

Postado por:

Aos 22 anos, Esquiva Falcão Florentino se tornou o mais bem sucedido pugilista brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Competindo na categoria peso médio (até 75 kg), o atleta capixaba venceu o britânico Anthony Ogogo por 16 a 9, nesta sexta-feira, na Arena Excel, em Londres, e garantiu o Brasil em uma final do boxe olímpico pela primeira vez.
Em busca da inédita final, Falcão mostrou muita agilidade e escapou de um golpe de direita do adversário logo no início do combate. Em seguida, o atleta nacional recebeu um chamado de atenção do árbitro por segurar o europeu durante muito tempo. No entanto, o brasileiro mostrava equilíbrio em sua movimentação e, com este desempenho, conseguiu somar três pontos, mas também foi golpeado em três oportunidades, encerrando o primeiro round com empate por 3 a 3.
Nos três minutos seguintes, o brasileiro, de 1,78m, voltou ao ringue tentando evitar a curta distância, apesar de ser três centímetros mais baixo que o adversário. A estratégia escolhida pelo capixaba foi bem sucedida, principalmente nos segundos finais da segunda parcial, quando acertou boa sequência de golpes e venceu por 6 a 3, assegurando três pontos de vantagem no marcador.
No round derradeiro, Falcão iniciou com postura extremamente agressiva e mandou Ogogo para o chão. Com sua habitual agilidade, o brasileiro dominava as ações da luta e mandou o rival novamente para a lona. Já o britânico, sem conseguir reagir, não foi capaz de golpear com intensidade o capixaba, que manteve a superioridade na luta e venceu por 16 a 9, com 7 a 3 na terceira parcial.
Com este resultado, Esquiva Falcão superou o paulista Servílio de Oliveira, que conquistou a medalha de bronze na categoria peso mosca nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968. A final da categoria peso médio ocorre neste sábado, às 17h45 (de Brasília), quando o brasileiro mede forças com o japonês Ryota Murata, que superou o uzbeque Abbos Atoev por 13 a 12.
Em sua campanha na competição em território britânico, o capixaba derrotou Soltan Migitinov, do Azerbaijão,  e Zoltan Harcsa, da Hungria, antes de garantir um lugar na luta pela medalha de ouro.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90